Sutiãs / Soutiens - Dicas Importantes
No mundo da moda íntima, com certeza, a peça que mais faz sucesso e também traz mais dúvidas é o sutiã! Essa peça tão enigmática na vida de uma mulher – quem aí não se lembra do primeiro sutiã? – apresenta uma infinidade de modelos, tecidos, decotes... Ufa! Mas a gente adora todos! Vamos conhecer alguns modelos e os tipos de seios e roupas que eles se adequam mais?
Qual é o tipo de sutiã correto?
A escolha de um sutiã é um assunto sério e vai muito além de escolher o mais bonito. A escolha errada pode levar até a problemas de saúde. Então a primeira coisa a se pensar é no tipo de seio. Grandes, médios, pequenos, separados, caídos, firmes... Depois de conhecer o seu tipo de seio, você já saberá o modelo de sutiã ideal. A partir daí, você precisa ter diferentes modelos para os seus diferentes tipos de roupa. É preciso analisar o tecido, a cor e o decote. Também é importante pensar no tempo de uso. Existem sutiãs mais e menos confortáveis. Por fim, você precisa cuidar bem da peça para que ela dure mais tempo. Viu só? Eu avisei que não é tão simples assim!
Veja um pequeno artigo sobre como escolher a lingerie ideal para cada tipo de corpo aqui na Lingerie BR
Como é o seu seio?
Peito espalhado ou separado – se quiser deixa-los mais centralizando, opte por sutiãs que tenham boa sustentação, com bojo e a região central mais curta.
Peito firme e/ou com silicone – esse tipo de peito não precisa de sustentação e a melhor opção é o bojo bolha.
Peito junto – esse é o tipo mais fácil de escolha para sutiã, pois, provavelmente, qualquer modelo ficará bom.
Peito caído e/ou flácido – escolha modelos de sutiã que levantem os seios como o meia-taça ou o pushup.
A observação do volume do peito também é fundamental. Se os seios forem grandes, escolha um modelo com alças mais grossas, laterais mais largas e sem bojo. Caso os seios sejam de volume médio, você pode optar por modelos que deem a impressão de aumento ou apenas que deixem os seios mais em evidência, como o balconet, aquele que é semelhante ao meia-taça, mas tem o decote mais cavado. Porém se os seios são pequenos, dê preferência aos modelos com bojo de bolhas e com sustentação tipo pushup.
Tipos mais populares de sutiã
Falamos em um monte de modelos e você deve estar se perguntando como eles são de fato. São tantos nomes que é comum nos confundirmos. Então vamos ver os modelos preferidos das brasileiras.
Balconet – como já explicamos, é bem semelhante ao sutiã meia-taça, porém, como o decote é mais cavado, acaba sendo mais sexy. Ele cobre a parte de baixo dos seios até os mamilos. Por ter esse corte baixo, uma de suas funções é elevar os seios. Além disso, as alças do sutiã são posicionadas distante uma da outra para garantir decotes mais amplos. Pode ou não ter bojo. Se não tiver, o aro será responsável pela sustentação. Ideal para seios pequenos ou médios, caídos ou não.
Cobertura total: esse é o modelo para quem tem peito grande e pesado. Esse tipo de sutiã abraça o seio dando conforto e sustentação. Geralmente, não tem aro, nem bojo.
Triângulo: ele pode ser com bojo ou sem e tem, literalmente, o formato de um triângulo. Ele não tem a função de aumentar os seios nem dar forma a eles. Tem vários tipos, anatômico, com base lateral. Ele é o preferido das mais jovens, para usar com regata larguinha para que ele fique aparecendo. Só quem tem seios pequenos e não quer dar a impressão de aumentá-los podem utilizar esse modelo.
Tomara-que-caia: é um sutiã sem alças ou com alças removíveis, que pode ter decote profundo ou não, assim como bojo e arco. Não existe um modelo universal. O tomara-que-caia pode ter várias estruturas que se adequem ao corpo de várias mulheres. Contudo, não é recomendável para mulheres com seios flácidos e com tamanho superior ao 48.
Demi: esse é modelo mais usado no Brasil. Ele se adapta a diferentes formatos de seio. Esse modelo ergue e garante a união dos seios, sendo a escolha certa para quem tem seios separados ou caídos. Ele pode ter aro, bojo e forro.
Pushup: esse modelo entra no tipo milagroso! Ele realça os seios, propicia volume, eleva e projeta tornando um visual bonito e sensual. Ele tem mais bolha, dá volume e mais forma aos seios. Ele tem uma base projetada que impulsiona o seio para cima de forma natural.
Ainda tem os modelos básicos, de amamentação, com alça invisível, nadador... Num outro post falaremos sobre esses modelos.
Já falamos aqui sobre os tipos de sutiã para cada tipo de seio. Vimos que a escolha de um sutiã não é tão simples assim e que vários fatores devem ser considerados. Analisamos o volume do seio, o formato e os diversos tipos de sutiã.
Agora é a vez de refletirmos sobre os diferentes decotes e o sutiã mais adequado para cada roupa. Também daremos dicas de como cuidar do seu sutiã e dar mais vida útil a ele. Vamos lá?
Tomara-que-caia: o nome já dá a dica do tipo de sutiã a ser usado. Não existe nada mais brega do que blusa de ombros de fora e sutiã com alça. Esse modelo de blusa e sutiã não é apropriado para todos os tipos de corpo. Quem tem peito grande, não é aconselhável o tomara-que-caia. Nesse caso, você também pode optar pelo modelo de sutiã adesivo, aquele que não tem alça nem fecho. Ele adere à pele dando mais liberdade de movimentos.
Decote cavado nas costas: esse tipo de decote também se adequa bem aos sutiãs adesivos. Você também pode optar pelo extensor de alças, que prende com um clipe no cós da calcinha.
Decote quadrado: experimente o modelo balconet, que tem o decote cavado e as alças mais separadas. Ele também ajuda a levantar os seios.
Decote em V profundo: nesse caso, você precisa de um modelo pushupem V profundo. Esse modelo vai unir mais os seios e dar uma sustentação incrível.
Frente única: a saída mais fácil para quem tem seios médios e grandes é escolher um sutiã com alças removíveis, que podem ser transformadas em uma só, passando por trás do pescoço. Quem não precisa de sustentação, pode optar por um tomara-que-caia.
Alças nadador: assim como o tomara-que-caia, o nome já indica o sutiã a ser escolhido. Esse modelo deixa os ombros livres e é muito confortável.
Alças muito finas: você tem duas opções – pode escolher entre um modelo tomara-que-caia ou um modelo com alças bem fininhas. Quem tem seio pequeno, pode escolher um modelo triângulo.
Se o tecido da roupa for transparente, opte por um modelo de sutiã da mesma cor, de renda. Se a roupa for clara, opte também por cores claras para o sutiã. E roupas escuras, cores escuras. Aparecer o sutiã nem sempre é uma boa. É preciso cautela e bom senso para não ficar vulgar.
Como cuidar do seu sutiã
Para que seus sutiãs durem mais tempo, você precisa tomar alguns cuidados. É fundamental lavá-los a mão, não torcer e deixar secar naturalmente em um varal na sombra. NUNCA lave seus sutiãs na máquina de lavar! Ela pode deformar a peça, principalmente se tiver bojo. Além de estragar a renda e diminuir o tempo útil dos elásticos. Não há necessidade passar a ferro. A maioria dos sutiãs é feita com tecidos que ficam destruídos com ferro, como renda e lycra.
Também é preciso cuidado ao guardar suas peças. Se tiver bojo, ele deve ficar esticado na gaveta ou com um bojo encaixado no outro.
Agora, você já está preparada para escolher os melhores sutiãs para você e suas amigas/clientes.
Sutiãs no atacado das melhores fábricas de lingerie da região. Saia na frente e ofereça os sutiãs que as suas clientes procuram. Revenda qualidade e conforto com as melhores peças, produzidas com toda atenção e cuidado para que você conquiste o sucesso com a revenda de nossas lingeries.
Compre na Lingerie BR sutiãs no atacado e revenda com maior margem de lucro.
Aqui no Lingerie BR você encontra Sutiãs entre R$ 2,71 e R$ 79,35. Aproveite!